Finanças de Salto Alto

LCI x CDB. Qual é o mais vantajoso?

“O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.” (Sócrates)

Bom dia, Meninas!

Finanças de Salto Alto voltou!!!

Continuando com investimentos de renda fixa, falaremos hoje sobre LCI. Sim, mais uma abreviatura para vocês decorarem!!

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário.  São títulos de crédito que são emitidos pelos bancos com objetivo de financiar o mercado imobiliário. Em outras palavras, você empresta dinheiro aos bancos para que eles financiem imóveis para terceiros e em troca você recebe uma boa rentabilidade.

LCI

Assim como o CDB, a rentabilidade da LCI pode ser: Pré ou Pós Fixada.

->LCI Pré-Fixado ao aplicarmos, sabemos quanto vamos receber. A taxa já é definida na hora em que você faz o LCI. Isso quer dizer que o seu dinheiro vai render em cima dessa mesma taxa – ela não se altera e você sabe com antecedência qual será o rendimento.

->LCI Pós-Fixado é o mais comum aqui no Brasil; sua rentabilidade muda de acordo com indexador, no caso do LCI é o CDI.

Lembrando que:

  • CDB é Certificado Depósito Bancário. Quando você investe em CDB, você está emprestando dinheiro para o banco e recebendo juros em troca. Sim, CDB e LCI são parecidos, mas veremos daqui a pouco semelhanças e diferenças entre esses dois investimentos.
  • CDI significa Certificado de Depósito Interfinanceiro ou Interbancário, também pode ser chamada de TAXA DI. O CDI são os juros que um banco cobra para emprestar dinheiro para outro banco.

Quais são as vantagens do LCI?

-> Baixo risco, pois tem a garantia do FGC (Fundo de Garantia de Crédito) até o limite de R$250.000. A mesma segurança que a poupança e o CDB.

-> Isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas. Diferente do CDB que é necessário pagar o IR. Por isso, a rentabilidade da LCI é maior que do CDB.

Quais são as desvantagens do LCI?

-> Exigência de um prazo mínimo para resgatar o dinheiro. Na Caixa Econômica Federal, o prazo mínimo é de 60 dias. Não é possível resgatar antes do prazo mínimo. É importante destacar que o prazo mínimo pode variar entre as instituições financeiras.

-> Algumas instituições financeiras exigem valores mais elevados para aplicação inicial. No Banco Santander a aplicação mínima é de R$30.000, por exemplo. Assim como o prazo mínimo, a aplicação mínima também varia de banco para banco.

Qualquer dúvida, deixe um comentário! 😉

Bjs

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *