Finanças de Salto Alto

Vale a pena morar fora?

Dia 26 de abril fará 3 anos que moro em Israel. O que os israelenses mais me perguntam é: “ Por que você saiu do Brasil? ” (A maioria não tem noção da crise econômica que o país enfrenta.) A resposta dessa pergunta é que queria a minha independência financeira e era impossível com o salário que eu ganhava. Tudo é muito caro no Brasil. Aluguel, conta de luz, gás, condomínio e comida. Além dos altos impostos que temos que pagar.

Antes de vir para cá sabia que o salário mínimo era de 5000 shekels na época e no Brasil era de 937 reais. Além disso, pesquisei sobre os custos que teria que pagar para morar em Tel Aviv (uma das cidades mais caras daqui). E também comparei com o preço do Rio de Janeiro (onde morei até meus 29 anos).

Infelizmente não tenho mais esta pesquisa, porém vou mostrar para vocês como fiz isso. Entrei no site chamado  Numbeo (https://www.numbeo.com/cost-of-living/) na versão em inglês ( quem mora no Brasil, o site automaticamente vai para a versão em português e você tem que mudar manualmente para a versão em inglês que é mais completa) . O interessante deste site é que vocês podem saber o custo de vida de todas as cidades do mundo. Continuando, coloquei para pesquisar o custo de vida em Tel Aviv e depois comparei os custos de vida do Rio.

Como vocês podem observar na tabela acima, os custos de vida em Tel Aviv são maiores que no Rio de Janeiro, no entanto, o poder de compra é 129,42% maior do que na cidade maravilhosa.

Este, com certeza, foi o fator determinante para mudar de país, pois, mesmo que os custos sejam mais caros, com o meu salário consigo pagar as minhas contas.

Se vocês me perguntarem “se valeu a pena morar fora? ”, economicamente falando, responderei que sim, e que recomendo que todos que têm a oportunidade de sair do país que faça o mesmo. Não é uma decisão fácil, mas a qualidade de vida é muito melhor.

12 comentários sobre “Vale a pena morar fora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *